AULA DO DIA 01/03/2011
A – B= { x / x € A e x € B}
Exemplo:
A= { a, b, c}
B= {b, d, e}
A – B= {a, c}
B – A= {d, e}
Complementar: Dado dois conjuntos A e B, tais que B c A, chama-se complementar de B em relação a A, o conjunto A – B.
CB A = Ᾱ = A – B
Exemplos:
A= {a, b, c, d}
B= { c, d}
CBA= {a, b}
D= {1, 2, 3} = E, CDE= Ø
EXERCÍCIO
1- Descreva os elementos dos conjuntos abaixo:
a) A= { x / x é letra da palavra exercício}
b) B= { x / 2x + 1 = 0 e 5x – 2 = 0}
2- Coloque V ou F:
a) ( ) A € E
b) ( ) {a} € E
c) ( ) a c E
d) ( ) {a} c E
e) ( ) Ø € E
f) ( ) Ø c E
3- Em uma escola que tem 415 alunos, 221 estudam Inglês, 183 Francês e 52 ambas as línguas.
a) Quantos estudam só Inglês?
b) Quantos estudam só Francês?
c) Quantos estudam Inglês ou Francês?
d) Quantos não estudam nenhuma?
1. Conjunto Numérico:
- Números Naturais ~> N = {0, 1, 2, 3, ...} / N* {1, 2, 3, ...}
Em N estão definidas duas operações fundamentais:
~> Adição: n, m € N ~> n + m € N
~> Multiplicação: n, m € N ~> n . m € N
Propriedades: Sejam a, b, c € N
A1= (a + b) + c = a + (b + c)
A2= a + b = b + a
A3= a + 0 = a
M1= (a . b) . c = a . (b . c)
M2= a . 1= a
M3= a . (b + c) = a . b + a . c
- Números Inteiros:
Z = {... , -2, -1, 0, +1, +2, ...}
Z*= {... , -2, -1, +1, +2, ...}
Z+= {0, 1, 2, 3, ...}
Z+*= {1, 2, 3, ...}
Z-= {... , -3, -2, -1, 0}
Z-*= {... , -3, -2, -1}
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